O nosso mais recente trabalho colocou-nos em contacto com a MSD. Presente em Portugal há 45 anos, esta empresa farmacêutica tem como missão investigar e desenvolver moléculas inovadoras. As investigações da empresa abordam diversas áreas da medicina: anestesia, dermatologia, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, endocrinologia, doenças infecciosas, gastrenterologia, neurologia, oncologia, reumatologia e saúde da mulher.
Foi precisamente no âmbito da divulgação de resultados e avanços na investigação de doenças infecciosas que a MSD abordou a RSB. Para uma apresentação em conferência era necessário destacar a intervenção de 4 oradores que não poderiam estar presentes fisicamente, mas cujas abordagens eram vitais e altamente relevantes. O objetivo seria trazê-los à conferência. Coloquemos aqui umas aspas em “trazê-los” e o objetivo é: colocar os oradores em palco. Como? Virtualmente! Holograficamente, para sermos mais precisos.
Numa operação relâmpago, uma equipa RSB faz 4 viagens e capta os discursos de 4 diretores de unidades hospitalares espalhados pela Europa. Montámos o cenário para filmagens em Chroma Key em cada um dos locais e, de regresso ao quartel-general, o material foi devidamente trabalhado pela equipa. E assim, Josep Mallolas, de Espanha, Massimo Colombo, de Milão, Christoph Sarrazin, da Alemanha e Vincent Leroy, da França, receberam as atenções de um público bem real que assistia com interesse à presença holográfica de cada um dos intervenientes.
Meta real e virtualmente atingida!