O designer Raymond Thi, criador da app Composition Cam, examina com rigor planos icónicos de filmes magníficos dissecando-os de forma a revelarem a genialidade por trás do layout daquele frame. Para um diretor de fotografia cada frame de um filme é como uma tela em branco onde tem liberdade para criar composições dinâmicas. À semelhança de um quadro imponente, uma cena particularmente memorável, as personagens, poses, adereços e cenário podem ficar gravados na memória coletiva para toda a eternidade.
Thi desenha linhas rosa choque sobre o plano para revelar simetria, triângulos, diagonais e outras singularidades presentes na composição da cena. Em algumas cenas recorre-se ao método da grelha de enquadramento em outras o foco está na personagem ao centro e dela irradiam linhas.
Para quem quer ver a sua vida desconstruída desta forma Thi disponibiliza com a sua aplicação a possibilidade de sobrepor linhas néon em tudo o que queira ver fotografado e usar essa base como referência em composição durante o processo.
Advertimos para a eventualidade de nunca mais voltar a ver o mundo da mesma forma caso decida experimentar esta app.
As aulas de desenho sobre perspetiva vão agora começar a fazer sentido.
Ficam aqui alguns exemplos:
The Grand Budapest Hotel
Black Swan
Life of Pi
My Neighbor Totoro
The big Lebowski
Citizen Kane
The Shinning