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9 conselhos para quem se aventura no mundo das Feiras e Exposições

Avisamos já que a “brasa” que puxamos para a nossa sardinha é que deve deixar isto para profissionais como nós. O maravilhoso mundo dos Stands de Feiras é complexo, elaborado e trabalhoso. Não deixa de ser maravilhoso e bonito, mas é coisa para dar trabalho e se estabelecer uma relação de confiança com a agência que escolher (esperemos que com a nossa!) a vida vai ficar muito mais facilitada.

Ora, há quem queira aventurar-se a solo nisto das Feiras. Até aqui tudo bem. É válido que seja essa a estratégia que adote. Dependendo do fluxo de participações, do orçamento, capacidade de iniciativa e empreendedorismo, pode abdicar dos serviços de uma agência de comunicação. Se for esse o caminho escolhido, prepare-se. Não queremos que a aventura fique à partida condenada, por isso partilhamos consigo algumas linhas orientadoras em jeito de conselhos. Arregace as mangas e ânimo!

Stands de grandes dimensões

1. Aposte no look certo. O stand é o espelho da sua empresa, o cartão de visita por excelência, o convite para que “entrem e venham conhecer-nos”. Mantenha o foco no objetivo final traçado para aquela exposição em particular. Concentre a sua atenção na escolha consciente de cores, imagens, produtos, tecnologia e ambiente envolvente que reflitam a imagem que quer transmitir sobre a sua empresa.

2. Lembre-se: o pequeno também é bonito. Expor, é ambicionar em grande e não, gastar em grande. Tomar a decisão quanto ao espaço que pretende adquirir pode revelar-se um desafio; não sacrifique o objetivo do stand ao focar-se no quão grande tem que ser. Stands um pouco mais pequenos revelam-se por vezes mais eficazes.

3. Ensaie. Se for possível, experimente montar o stand antes do grande dia. Treina o tempo de montagem e fica com a perspetiva do espaço que vai ocupar. O ensaio ajuda a perceber o que falta incluir e o que está a mais.

4. Diga às pessoas o que pretende. A reunião de preparação com a equipa de construção é de suprema importância. Explique claramente os seus objetivos e certifique-se que todos compreendem onde quer chegar.

5. Seja criativo. Experimente jogar com luzes, sons e imagens, apresentações digitais, cartazes e vinis. Complete um circuito à volta do stand para perceber o que o visitante vê – de perto e à distância. Certifique-se que não existe demasiado texto para ler (não resulta à distância) e que não existe sobrecarga visual.

6. Respeite o orçamento. Expor em várias feiras não implica que adquira novos materiais para cada uma delas. Avalie o equipamento que usou anteriormente e que pode reutilizar.

7. Converse com a organização do evento. Certifique-se que o organizador entende a natureza do seu negócio e as suas necessidades imediatas. O lugar que lhe for atribuído pode garantir que chegua ao seu público-alvo. Apresente os seus requisitos com antecedência e negoceie com o organizador o melhor local possível ao preço que está disposto a pagar.

8. Construa a equipa certa. Escolha cuidadosamente os membros da sua equipa. Muitos expositores apostam num elemento “hook” ou “anzol”, alguém que atrai os visitantes ao stand, outros valorizam o “spotter”, aquele que aborda diretamente os visitantes e os conduz até ao stand. Caso não tenha nenhum dos mencionados não se preocupe. Tenha a certeza que tem uma equipa ativa, simpática e disponível.

9. Não se esqueça de passar palavra! Depois de criar aquele stand fantástico não se esqueça de dizer ao mundo que vai participar em determinada Feira. Carregue banners no seu site a convidar os clientes a visitá-lo, envie folhetos e newsletters na semana que antecede o evento. Associe-se às divulgações da organização e trabalhe de perto com eles para aumentar a publicidade e visibilidade. Tente mesmo criar uma ligação entre a sua empresa e o próprio evento.