Para o mundo da publicidade e do design gráfico a cor é um elemento chave que pode salvar ou condenar um trabalho.
Não só emprega profundidade e dá ênfase ao design como também lhe confere sentimento e estado de espírito.
O objetivo base do design gráfico é estabelecer uma ligação com o público-alvo. Uma das ferramentas que os designers utilizam para vincar esse elo é precisamente a cor. Ela é capaz de transmitir um vasto leque de pistas visuais e emocionais.
Sabendo que são 3 as cores primárias (ciano, magenta e amarelo) e que o preto, o branco e o cinza são resultado de ausência ou excesso de luz, comprometemo-nos “analisar” 7 cores que usamos no dia-a-dia em design gráfico. Prometemos que não vai ser enfadonho. Embarque connosco nesta viagem colorida:
AMARELO
Esta cor irradia otimismo, energia e felicidade. Promove pensamentos criativos.
Efeitos: acelera o desenvolvimento mental, estimula a memória e o sistema nervoso, facilita a comunicação.
Factos:
- Na França medieval, as portas de traidores e criminosos eram pintadas de amarelo.
- Para a cultura grega o amarelo é símbolo de tristeza e para os franceses, de ciúme.
- Para a psicologia o amarelo é a cor mais feliz de todo o espectro de cores.
- A personagem de banda desenhada Lanterna Verde, da DC Comics, temia a cor amarela.
- 75% dos lápis de carvão vendidos nos Estados Unidos são pintados de amarelo.
VERDE
É a cor que o olho humano mais capta. É a segunda preferida das pessoas, em primeiro surge o azul. É a mais universal no mundo natural o que faz dela a escolha ideal como pano de fundo nos designs de interiores, por estarmos tão habituados a vê-la por todo o lado.
Efeitos: acalma. Causa uma sensação de relaxamento físico e mental. Ajuda a aliviar estados depressivos, nervosos e baixa os níveis de ansiedade. Transmite sensações de regeneração, autocontrolo e harmonia.
Factos:
- Atualmente a Líbia é a única nação a envergar uma bandeira nacional de um verde sólido.
- A cor verde é usada nos óculos de visão noturna porque o olho humano é mais sensível a essa cor e tem a capacidade de discernir mais tons da mesma.
- Os pilotos de NASCAR partilham uma aversão à cor verde. O preconceito começou alegadamente após um acidente em Beverly Hills, na Califórnia em 1920 que vitimou o campeão em título Gaston Chevrolet. Foi a primeira vez na história das corridas nos Estados Unidos em que morreram 2 pilotos. Chevrolet conduzia um carro verde.
AZUL
O azul é tido como sendo de confiança, fidedigno e empenhado. Sendo a cor do oceano e do céu, o azul é assumido como uma constante nas nossas vidas. Assumido como a cor do espírito, invoca paz e despoleta, no corpo, a produção de químicos responsáveis pela sensação de calma.
Efeitos: calmante e sedativo. Arrefece. Facilita a intuição.
Factos:
- O azul é a cor menos segmentada pelo género, agrada tanto a homens quanto a mulheres.
- É a cor mais escolhida de escovas de dentes.
- As corujas são as únicas aves capazes de visualizar esta cor.
- As pessoas tendem a ser mais produtivas em salas azuis.
- Os mosquitos são duas vezes mais atraídos a esta que a qualquer outra cor.
PÚRPURA
A cor púrpura personifica o equilíbrio entre o estimulante vermelho e o calmante azul. Muitas vezes associada ao misticismo e à realeza, a cor púrpura é a preferida dos excêntricos e dos criativos e a mais adotada pelas adolescentes.
Efeitos: eleva. Acalma o espírito e a mente. Confere uma sensação de espiritualidade. Estimula a criatividade.
Factos:
- Foi a cor usada no primeiro padrão de tingimento criado pelo homem.
- É a cor das notas de maior valor nominal – € 500
COR-DE-ROSA
Os rosas brilhantes são viçosos, divertidos e excitantes por oposição aos berrantes que carregam uma energia semelhante ao vermelho; são sensuais e apaixonados sem serem demasiado agressivos. Suavizam a paixão que o vermelho emana recorrendo à pureza do branco que resulta em rosas suaves associados ao romantismo e ao rubor na face das raparigas.
Efeitos: tal como o vermelho, os rosas brilhantes estimulam a energia e contribuem para um aumento do ritmo cardíaco, pressão arterial e respiração. Incitam à ação e estimulam a confiança.
Factos:
- O rosa incentiva a amizade e contraria a agressão e a má vontade.
- Assim que se provou que o cor-de-rosa tem um efeito tranquilizante muitos clubes desportivos passaram a pintar os cacifos e/ou balneários da equipa visitante desta cor.
- Estudos sobre a cor rosa indicam que os levantadores de pesos masculinos tendem a perder força em salas cor-de-rosa enquanto que as atletas da mesma modalidade numa sala pintada da mesma cor parecem ganhar ainda mais força.
- Os doces apresentados em caixas cor-de-rosa ou servidos em pratos dessa cor sabem melhor porque o rosa estimula o nosso voraz apetite por açúcar.
COR DE LARANJA
O laranja, parente próximo do vermelho, provoca mais controvérsia que qualquer outra cor. É comum causar fortes sensações positivas ou negativas e do laranja, mesmo laranja, ou se ama ou se odeia, de forma mais vincada que com outras cores. Divertido e extravagante, o cor de laranja irradia calor e energia.
Efeitos: estimula a atividade. Estimula o apetite. Encoraja a sociabilização.
Factos:
- As luzes do painel de instrumentos dos modelos antigos da Subaru eram cor de laranja.
- O Dalai Lama e outros monges envergam cores do espetro laranja porque no budismo, ela significa transformação, coragem e espírito de sacrifício. É a cor da iluminação, o mais alto grau de perfeição.
- Associamos o laranja à segurança e perigo, por isso é utilizado em coletes salva-vidas. Já agora, sabia que a “caixa preta” dos aviões é na realidade laranja? Precisamente pelo mesmo facto de ser usado em coletes salva-vidas: maior contraste com o azul do mar.
- Laranja acobreado foi a cor tendência do ano de 2015 em decoração segundo a pesquisa Colours Futuresfeita pela Akzo Nobel.