Escolha uma Página

Para o mundo da publicidade e do design gráfico a cor é um elemento chave que pode salvar ou condenar um trabalho.

Não só emprega profundidade e dá ênfase ao design como também lhe confere sentimento e estado de espírito.

O objetivo base do design gráfico é estabelecer uma ligação com o público-alvo. Uma das ferramentas que os designers utilizam para vincar esse elo é precisamente a cor. Ela é capaz de transmitir um vasto leque de pistas visuais e emocionais.

 

 

Design Cores Cafeteiras

 

Sabendo que são 3 as cores primárias (ciano, magenta e amarelo) e que o preto, o branco e o cinza são resultado de ausência ou excesso de luz, comprometemo-nos “analisar” 7 cores que usamos no dia-a-dia em design gráfico. Prometemos que não vai ser enfadonho. Embarque connosco nesta viagem colorida:

 

AMARELO

Esta cor irradia otimismo, energia e felicidade. Promove pensamentos criativos.

Efeitos: acelera o desenvolvimento mental, estimula a memória e o sistema nervoso, facilita a comunicação.

Factos:

  • Na França medieval, as portas de traidores e criminosos eram pintadas de amarelo.
  • Para a cultura grega o amarelo é símbolo de tristeza e para os franceses, de ciúme.
  • Para a psicologia o amarelo é a cor mais feliz de todo o espectro de cores.
  • A personagem de banda desenhada Lanterna Verde, da DC Comics, temia a cor amarela.
  • 75% dos lápis de carvão vendidos nos Estados Unidos são pintados de amarelo.

 

Design Cores Amarelo

 

VERDE

É a cor que o olho humano mais capta. É a segunda preferida das pessoas, em primeiro surge o azul. É a mais universal no mundo natural o que faz dela a escolha ideal como pano de fundo nos designs de interiores, por estarmos tão habituados a vê-la por todo o lado.

Efeitos: acalma. Causa uma sensação de relaxamento físico e mental. Ajuda a aliviar estados depressivos, nervosos e baixa os níveis de ansiedade. Transmite sensações de regeneração, autocontrolo e harmonia.

Factos:

  • Atualmente a Líbia é a única nação a envergar uma bandeira nacional de um verde sólido.
  • A cor verde é usada nos óculos de visão noturna porque o olho humano é mais sensível a essa cor e tem a capacidade de discernir mais tons da mesma.
  • Os pilotos de NASCAR partilham uma aversão à cor verde. O preconceito começou alegadamente após um acidente em Beverly Hills, na Califórnia em 1920 que vitimou o campeão em título Gaston Chevrolet. Foi a primeira vez na história das corridas nos Estados Unidos em que morreram 2 pilotos. Chevrolet conduzia um carro verde.

 

Design Cores Verde

 

AZUL

O azul é tido como sendo de confiança, fidedigno e empenhado. Sendo a cor do oceano e do céu, o azul é assumido como uma constante nas nossas vidas. Assumido como a cor do espírito, invoca paz e despoleta, no corpo, a produção de químicos responsáveis pela sensação de calma.

Efeitos: calmante e sedativo. Arrefece. Facilita a intuição.

Factos:

  • O azul é a cor menos segmentada pelo género, agrada tanto a homens quanto a mulheres.
  • É a cor mais escolhida de escovas de dentes.
  • As corujas são as únicas aves capazes de visualizar esta cor.
  • As pessoas tendem a ser mais produtivas em salas azuis.
  • Os mosquitos são duas vezes mais atraídos a esta que a qualquer outra cor.

 

Design Cores Azul

 

PÚRPURA

A cor púrpura personifica o equilíbrio entre o estimulante vermelho e o calmante azul. Muitas vezes associada ao misticismo e à realeza, a cor púrpura é a preferida dos excêntricos e dos criativos e a mais adotada pelas adolescentes.

Efeitos: eleva. Acalma o espírito e a mente. Confere uma sensação de espiritualidade. Estimula a criatividade.

Factos:

  • Foi a cor usada no primeiro padrão de tingimento criado pelo homem.
  • É a cor das notas de maior valor nominal – € 500

 

Design Cores Roxo

 

COR-DE-ROSA

Os rosas brilhantes são viçosos, divertidos e excitantes por oposição aos berrantes que carregam uma energia semelhante ao vermelho; são sensuais e apaixonados sem serem demasiado agressivos. Suavizam a paixão que o vermelho emana recorrendo à pureza do branco que resulta em rosas suaves associados ao romantismo e ao rubor na face das raparigas.

Efeitos: tal como o vermelho, os rosas brilhantes estimulam a energia e contribuem para um aumento do ritmo cardíaco, pressão arterial e respiração. Incitam à ação e estimulam a confiança.

Factos:

  • O rosa incentiva a amizade e contraria a agressão e a má vontade.
  • Assim que se provou que o cor-de-rosa tem um efeito tranquilizante muitos clubes desportivos passaram a pintar os cacifos e/ou balneários da equipa visitante desta cor.
  • Estudos sobre a cor rosa indicam que os levantadores de pesos masculinos tendem a perder força em salas cor-de-rosa enquanto que as atletas da mesma modalidade numa sala pintada da mesma cor parecem ganhar ainda mais força.
  • Os doces apresentados em caixas cor-de-rosa ou servidos em pratos dessa cor sabem melhor porque o rosa estimula o nosso voraz apetite por açúcar.

 

Design Cores Rosa

 

COR DE LARANJA

O laranja, parente próximo do vermelho, provoca mais controvérsia que qualquer outra cor. É comum causar fortes sensações positivas ou negativas e do laranja, mesmo laranja, ou se ama ou se odeia, de forma mais vincada que com outras cores. Divertido e extravagante, o cor de laranja irradia calor e energia.

Efeitos: estimula a atividade. Estimula o apetite. Encoraja a sociabilização.

Factos:

  • As luzes do painel de instrumentos dos modelos antigos da Subaru eram cor de laranja.
  • O Dalai Lama e outros monges envergam cores do espetro laranja porque no budismo, ela significa transformação, coragem e espírito de sacrifício. É a cor da iluminação, o mais alto grau de perfeição.
  • Associamos o laranja à segurança e perigo, por isso é utilizado em coletes salva-vidas. Já agora, sabia que a “caixa preta” dos aviões é na realidade laranja? Precisamente pelo mesmo facto de ser usado em coletes salva-vidas: maior contraste com o azul do mar.
  • Laranja acobreado foi a cor tendência do ano de 2015 em decoração segundo a pesquisa Colours Futuresfeita pela Akzo Nobel.
Design Cores Laranja

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?