Procurar
Close this search box.

Mas afinal o que é Realidade Aumentada? A RSB Explica!

A Realidade Aumentada parece ser uma tendência que veio para ficar, no entanto ainda existe muita confusão à volta deste termo. O que é? Para que é usada? É o mesmo que Realidade Virtual?

Não se preocupe, a RSB vai esclarecer as suas dúvidas.

O que é Realidade Aumentada?
Começando pelo início, Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite a integração de elementos digitais interativos, criados por um computador, tais como sobreposições visuais, feedback tátil ou outras projeções sensoriais no mundo real, em tempo real.

Qual é a Diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada?

À primeira vista podem parecer semelhantes, mas na verdade Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (RA) são tecnologias fundamentalmente diferentes.

A Realidade Virtual é usada para criar um sintético virtual que o utilizador pode ver através dos óculos VR. O utilizador é “transportado” para um mundo virtual em 3D no qual pode mover-se e interagir com elementos gerados pelo computador.

Por sua vez, a Realidade Aumentada mantém o utilizador no mundo real, mas adiciona-lhe uma camada virtual, por outras palavras é a sobreposição de objetos, personagens ou qualquer outro elemento digital no ambiente físico.

De uma forma geral a Realidade Virtual transporta-o para um mundo virtual, a Realidade Aumentada funde o mundo virtual ao mundo real.

Para que é usada a Realidade Aumentada?

Ainda está confuso? Temos alguns exemplos que vão ajudá-lo a perceber exatamente em que consiste esta tecnologia.

A Realidade Aumentada abrange várias áreas: o ensino, design de produtos, ações de marketing, entre outros.

Alguns dos usos mais populares desta tecnologia são:

  • Experimentar produtos de forma virtual:
    Graças à realidade virtual, os compradores já podem experimentar produtos sem estar em contacto com o produto físico. Seja ver como uma determinada armação de óculos fica na sua cara, ou ver como é que um novo sofá fica na sua sala, introduzindo uma nova dinâmica no conceito de compras online.Um exemplo desta aplicação da tecnologia de Realidade Aumentada é a IKEA Mobile App, na qual pode selecionar qualquer produto do catálogo da IKEA e ver como fica em sua casa, sem ter que pôr um pé na loja.
  • Entretenimento e Jogos:
    Não é difícil de perceber que tecnologia capaz de trazer elementos do mundo digital ao mundo real tem o potencial de criar conteúdo envolvente na área do entretenimento. O exemplo mais popular deste tipo de aplicação desta tecnologia é, sem dúvida, o jogo da Nintendo “Pokémon Go”, que em 2016  se tornou num verdadeiro fenómeno, servindo-se da tecnologia de realidade virtual para que os jogadores, através dos seu ecrãs, pudessem ver os seus pokémons preferidos nas ruas da sua cidade.
  • Exposições e Eventos:
    O setor cultural também tem vindo a adotar soluções digitais de realidade virtual que tornam possível ficar a conhecer mais informação sobre a mesma ou vê-la ganhar vida em frente dos seus olhos, bastando apenas que apontar-lhe a câmara do seu telemóvel.Um exemplo disso foi a criação de uma solução de realidade aumentada concebida pela RSB, que foi utilizada na exposição “Um Mundo de Máscaras” no Museu da Farmácia em Lisboa. Esta solução permitia aos visitantes experimentar as máscaras de forma virtual.

O Futuro da Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada teve um forte impacto no mundo tecnológico nos últimos anos e, dado o seu sucesso, tudo indica que o interesse nesta tecnologia vai continuar a crescer.

Cada vez mais empresas se servem desta tecnologia para se diferenciarem e adaptarem o seu negócio ao mundo online.

Os exemplos previamente referidos são apenas alguns dos usos mais comuns da tecnologia de Realidade Aumentada, mas existem muitos outros. A imaginação é o limite e a RSB está aqui para tornar as suas ideias numa realidade.

 

Descubra mais sobre Realidade Aumentada e muitas outras Soluções Digitais RSB

Entre em Contacto Connosco