O mundo do Metaverso: os 5 pontos que precisa saber

Para quem gosta de estar a par das tendências tecnológicas este pode já não ser um tema atual, mas a verdade é que o mundo do Metaverso continua a ser uma incógnita para um grande número de pessoas.

Se for o seu caso não se preocupe, a RSB preparou este artigo para que fique a conhecer alguns pontos chave! 😌

#1- O que é o Metaverso e como surgiu?

Criado pelo escritor Neal Stephenson no seu livro de ficção científica “Snow Crash”, publicado em 1992, pode ser definido como uma espécie de nova camada da realidade que integra o mundo real e o mundo virtual, usando um design envolvente e dinâmico e os recursos que dão vida a esse design.

Neste mundo, as pessoas podem interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio dos seus avatares (bonecos virtuais customizados).

#2- Quais são as tecnologias envolvidas no Metaverso?

O Metaverso é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, tais como:

  • Realidade Aumentada integração de dados virtuais no mundo real;
  • Realidade Virtual – ambiente tridimensional construído por meio de softwares. Para ter acesso a essa simulação da realidade, os usuários precisam de computadores, óculos de realidade virtual, entre outros;
  • Hologramas uma imagem tridimensional virtual, que é criada a partir da interferência de feixes de luz que “refletem” objetos físicos;
  • Blockchain banco de dados público e descentralizado;
  • Criptomoedas moedas virtuais;
  • NFTs itens digitais únicos, em que é possível movimentar valores e realizar o registo de propriedades virtuais.

#3- Jogos e Empresas que apostam no Metaverso

O mundo dos jogos é o exemplo mais óbvio de como o Metaverso funciona. Os jogadores interagem entre si através de continentes, virtualmente, enquanto participam simultaneamente em atividades.

São exemplos jogos como o Fortnite, Roblox e Minecraft.

São várias as empresas que também já se inseriram no mundo do Metaverso: Nike – criou a Nikeland, uma plataforma dentro do jogo Roblox, onde é possível que adquiram NFTs de moda; Coca Cola – lançou também uma coleção de NFTs, em um leilão on-line; Gucci – colaborou com a Roblox, onde vendeu vários itens raros da Gucci numa exposição de jardim virtual.

itens da marca coca-cola,como um casaco vermelho, para a coleção de NFT's
Coleção de NFT’s da Coca-Cola

#4- A economia do Metaverso

A pergunta que mais cria curiosidade é como funciona a economia dentro do Metaverso, por isso damos a conhecer 4 pontos de economia dentro deste mundo:

  • Música – alguns cantores e Djs já realizam eventos em ambientes digitais;
  • Publicidade proprietários de imóveis construíram outdoors, e passaram a vender esses espaços para jogadores que querem fazer algum tipo de anúncio;
  • Casinos existem casinos em plataformas do Metaverso, onde os jogadores podem apostar, em criptomoedas;
  • Arte artistas virtuais também já comercializam as suas obras de arte registadas em NFTs.

#5- Como uma marca se pode inserir no mundo do Metaverso?

Mas afinal como é que uma marca também pode pertencer a este mundo virtual?

Por ser um assunto ainda pouco abordado no dia a dia empresarial, pode-se tornar muitas vezes difícil o saber como inserir uma marca neste mundo, por isso, preparamos 4 ideias para que possa experimentar:

  • E-commerce imersivo compra de bens físicos por meio do mundo virtual;
  • Gamification utilização do conceito e do ambiente de um jogo online para implementação de ações da marca;
  • Showrooms Virtuais experienciar uma exposição no ambiente online;
  • Eventos Virtuais eventos transmitidos online, através das redes sociais ou de plataformas de transmissão.

Ficou curioso sobre o mundo do Metaverso e quer saber mais sobre as suas tecnologias? Veja aqui o nosso artigo sobre os Hologramas!

Conheça esta a outras Soluções Digitais

Entre em contacto connosco!