Ainda não conhece o Video Mapping? Não há problema, a RSB explica.
Video Mapping ou Projeção mapeada consiste numa técnica de projeção de vídeo ou animações gráficas, sobre formas complexas e superfície irregulares, cuja popularidade tem vindo a crescer quer no meio cultural, quer no meio comercial.
Esta tecnologia permite a criação de ilusões óticas e da sensação de movimento em objetos estáticos. Por norma durante a produção de vídeo mapping, são criadas narrativas audiovisuais através da combinação ou desencadeamento de vídeo com áudio, o que se traduz em resultados extraordinários.
É uma ferramenta audiovisual totalmente limpa, não sendo preciso usar um único pedaço de papel, plástico ou tecido, somente projeção. Esta ferramenta é a definição de tecnologia visual.
Como Funciona?
De uma forma resumida, a superfície que servirá de tela para a projeção é mapeada em 3D e, em seguida, o sistema calcula todas as suas curvas e saliências. O vídeo ou animação gráfica é depois adaptado à estrutura mapeada, de forma a evitar qualquer tipo de distorção quando for projetado sobre formas e volumes.
Alguns dos exemplos mais comuns e que até já pode ter testemunhado é a utilização desta técnica de projeção sobre fachadas de edifícios e até mesmo carros.
Para que é utilizado o Video Mapping e porque é que é de interesse para a sua empresa?
Ainda bem que pergunta. O Video Mapping tem vindo a tornar-se cada vez mais popular em diferentes áreas.
Existe, como é o caso de todas as formas de comunicação audiovisual, uma vertente artística associada a esta ferramenta, sendo utilizada em inúmeras instalações artísticas ou com forma de dar nova vida a algumas das obras de arte mais icónicas do mundo.
O Atelier des Lumières, em França, é um bom exemplo deste tipo se uso, tendo-se servido desta tecnologia para a sua exposição dedicada às obras primas de Van Gogh, que ganharam vida projetadas e animadas nas paredes de 10 metros das instalações
No entanto, um dos setores que mais tem vindo a servir-se desta tecnologia é o setor publicitário. O Video Mapping publicitário oferece um mundo de oportunidades para campanhas e as empresas não as desperdiçam.
Como já foi referido, o Video Mapping é uma forte ferramenta de difusão de mensagens, que pode ser utilizada em pequena escala em espaços interiores pequenos, mobiliário urbano, ou até mesmo mesas, ou aplicada em grande escala em monumentos históricos ou grandes arenas.
Empresas dos mais diversos setores, grandes e pequenas têm se servido desta ferramenta para criar campanhas de sucesso, aumentar a sua notoriedade, ativar marcas, capturar a atenção do público, deixar uma impressão duradoura e destacar-se nas redes sociais.
O valor desta solução de comunicação já foi reconhecido por marcas de renome, como é o caso da Nike, Coca-Cola, Nestlé, Samsung, Audi, entre muitas outras.
Precisa de uma forma de deslumbrar o público no seu próximo evento? Precisa da solução para uma campanha inesquecível? Video Mapping é a solução e a RSB está aqui para ajudá-lo no processo.
Descubra mais sobre Video Mapping e muitas outras Soluções Digitais