O Holograma já não é só uma coisa do futuro, no entanto continua a ser fonte de espanto e de confusão. O que é um Holograma? Como funciona? Porque é que é importante para a sua empresa?
Não se preocupe a RSB tem as respostas.
O que é um Holograma?
A tecnologia holográfica é cada vez mais procurada por empresas que têm como objetivo destacar a sua marca ou produtos de uma forma inovadora, mas nem sempre é fácil perceber como funciona. Esta tecnologia surgiu com a criação do laser e fez com que a fotografia deixasse de ser a única maneira de captação de imagens. Através da tecnologia holográfica, surgiu a técnica inovadora da produção de imagens tridimensionais reais.
No entanto, os hologramas são imagens totalmente 2D que contêm a paralaxe de movimento o que cria, assim, o efeito de profundidade. Este mecanismo funciona a partir de um raio laser que se divide em dois. Ambos os raios trespassam lentes para fazer com que se espalhem e se tornem em ondas. Um dos raios é refletido por um espelho que incide no objeto e volta ao vidro, mas o outro raio vai direto para o vidro. Quando estes dois raios se encontram criam padrões de interferência, isto é, quando um raio é projetado e outro raio incide no mesmo é criado um padrão que origina uma imagem a que se dá o nome de holograma.
A partir desta descoberta, as possibilidades dentro do campo da criação de conteúdo foram alargadas tendo como base a ilusão holográfica dado o seu potencial na transmissão de mensagens criativas e altamente interativas. Atualmente existem uma variedade de soluções holográficas utilizadas por empresas:
Vitrina Holográfica
As vitrinas holográficas expõem o produto de forma impactante, dando a impressão de que há uma imagem que paira dentro da pirâmide, com movimentos e animações gráficas desenvolvidas de forma personalizada. Ideal para demonstração de produtos em perspetiva e transmissão de informação através da integração de objetos reais.
Película Holográfica
É uma película que possibilita a criação de telas com diferentes dimensões, mantendo a imagem percetível de ambos os lados. Pode ser usada em montras, pontos de venda ou em espaços comerciais.
Ecrã Holograma Cortina de Água
Através de uma retroprojeção é feita a projeção de imagens que adotam um aspeto holográfico. Com a interação da luz e da água, a apresentação torna-se dinâmica e original. O ecrã holograma cortina de água pode ser utilizado em espaços externos e não existe desperdício de água uma vez que a água utilizada é reintroduzida.
Miniaturas Holográficas
Permitem a visualização de um vídeo onde existe interação entre elementos reais e elementos de audiovisual. Essa combinação funciona através da criação de um cenário em acrílico que é colocado numa vitrina holográfica e na filmagem de personagens que fingem interagir com os objetos do cenário. Torna-se numa solução criativa que pode ser usada em museus ou escolas.
Hologramas: Presente e Futuro
A tecnologia tem vindo a demonstrar que não existem entraves nem limites para o seu desenvolvimento e é fundamental que as marcas estejam a par das soluções digitais interativas que podem ser usadas tanto a nível de comunicação interna como externa. Quer seja para a ativação de uma marca, um stand de exposição ou uma apresentação numa conferência existem sempre opções holográficas com potencial de personalização ilimitado.